Quando o assunto é internação forçada, muitos se assustam e imaginam diversas coisas. O problema com drogas atinge várias pessoas, com diversas faixa etárias e classes sociais. Infelizmente, é uma realidade de milhares de indivíduos do nosso país.
Uma internação forçada de fato só pode ocorrer quando o uso da substância química está afetando a vida social do indivíduo, além de claro estar apresentando risco de vida para si e para terceiros.
Uma internação involuntária deve ser acionada pela família. Nesse caso, a pessoa que solicita a intervenção deve assinar uma autorização, o responsável deve ser um familiar de primeiro grau.
A etapa mais importante: A internação
O familiar preocupado com a saúde de seu ente, busca serviços profissionais que irão ajudar o dependente químico.
Nossa clinica de recuperação é equipada com instalações confortáveis e seguras, além de contar com profissionais altamente qualificados – psiquiatra, psicóloga, terapeuta, entre outros – que irão juntamente, liderar várias técnicas pra estabilizar o paciente, o conscientizando da importância de sua recuperação.
Internação involuntária: Não é o que você pensa
Muitos acreditam que essa alternativa é desumana, agressiva ou até mesmo enganosa. Porém estudos comprovam que em muitos casos a internação forçada ou internação involuntária, pode ser a única opção para salvar uma pessoa amada, e é prevista pela Lei 10.2016, 06/04/2012 – essa lei garante os direitos de que um dependente químico seja internado contra sua vontade.
Ao contrário da internação voluntária e compulsória, no caso de internações involuntárias o dependente químico não tem controle e não enxerga a necessidade de seu tratamento. Mas sua família acredita que o tratamento é a única solução.
Como dito anteriormente somente familiares de primeiro grau podem acionar esse tipo de internação.
Além disso é necessário a emissão de um documento no qual é encaminhado ao Ministério público local pela clínica, esse documento é emitido pelo próprio médico da clínica.
Somos uma clínica especializada em tratamento de dependência química e estamos prontos para atendê-los, entre em contato conosco para maiores informações.